Núcleo de Atenção Psicossocial - NAPS

O Núcleo de Atenção Psicossocial coordena ações nas áreas de assistência à saúde como: perícia médica oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores públicos estaduais.

     O Núcleo de Atenção Psicossocial - NAPS da Gerência de Qualidade de Vida Ocupacional - GEQUAV é composto por psicólogos, assistente social e apoio administrativo cujo trabalho é focado no atendimento e acompanhamento psicossocial dos servidores que buscam a Gerência para os variados serviços, proporcionando um atendimento ético, respeitoso, profissional e humanizado; buscando medidas preventivas e/ou soluções adequadas à cada situação.

     As ações do núcleo estão relacionadas à Promoção da Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho de modo a promover atenção integral e valorização do servidor; bem como atenção às condições de trabalho e à satisfação profissional.

Ações desenvolvidas pelo Núcleo de Atenção Psicossocial:
  1. Realização de atendimento psicológico de servidores submetidos à perícia médica para fins de licença médica para tratamento de saúde, retomada de porte de arma, alteração de licença (Tratamento de Saúde para Acidente de Trabalho), reabilitação profissional, reversão, aposentadoria por invalidez e afins, para que seja avaliada capacidade laborativa do ponto de vista psíquico;
  2. Realização de visitas domiciliares, hospitalares e no local de trabalho;
  3. Identificação, orientação e encaminhamento dos servidores cujos casos devem ser direcionados aos núcleos biopsicossociais, ou similares, de seus respectivos órgãos, para acompanhamento;
  4. Realização de palestras com temas relacionados à saúde mental do servidor, inteligência emocional, gestão de conflitos, outros;
  5. Elaboração de material educativo relativo à saúde mental e qualidade de vida no trabalho.