Governo de Goiás

Portal do Servidor

Procure o que você precisa:
Quinta, 23 de Outubro de 2014
Notícias e curiosidades
Lançamento do 9º Festival Gastronômico de São Simão será amanhã
02/04/2014 11h34

A 9º edição do Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão será lançada amanhã (03/04). A cerimônia será às 8 horas, no Palácio das Esmeraldas. O evento tem o apoio do Governo de Goiás, através da Goiás Turismo, e acontecerá de 18 a 20 de abril na orla do Lago Azul, em São Simão.

Na orla do Lago Azul uma estrutura é montada para atender as milhares de pessoas nos três dias de evento. Música, boa comida e esporte são algumas das atrações do festival. No comando da cozinha os experientes chefs Emiliana Azambuja e Willian Schwartz, em parceria com as proprietárias de três restaurantes da cidade, Nutrisul, Restaurante Celina e Mágica Visão, de forma cooperada vão preparar o cardápio. O Festival de São Simão apresenta ao público uma diversidade gastronômica com pratos à base de peixes e, entre uma refeição e outra, o visitante também pode degustar petiscos variados.

A empresária Adriana dos Santos, do Restaurante Nutrisul, garante que é grande a motivação para participar do Festival. “É uma excelente oportunidade para troca de experiências. O que aprendo de técnicas novas, aplico no dia a dia da minha cozinha”, diz. Juntamente com Adriana estarão Maria Celina, do Restaurante que leva o seu nome e Eliane Felipe dos Santos, do Restaurante Mágica Visão. A empresária Celina afirma que é um trabalho prazeroso e uma boa oportunidade para divulgar sua marca.

“O Festival é um grande evento, movimenta a cidade, divulga nossas potencialidades para o Brasil. Estamos juntos para garantir o sucesso e a qualidade do atendimento”, promete. A proprietária do Restaurante Mágica Visão, Eliane Felipe dos Santos comunga do mesmo pensamento. “O evento, já tradicional, proporciona intercâmbio entre nossa equipe e os experientes chefs de cozinha o que acrescenta sobremaneira no dia a dia do meu estabelecimento. Esperamos o festival com grande expectativa”, ressalta.

“O evento movimenta a economia, gera empregos, incrementa o turismo e oferece oportunidade de aprendizado e qualificação para os profissionais da cidade e região, através das parcerias firmadas”, ressalta o prefeito de São Simão, Márcio Barbosa Vasconcelos. Outro aspecto positivo enumerado por ele é a grande projeção que a cidade alcança em função do festival. “É um evento consolidado. O festival ultrapassa as fronteiras de São Simão. É de Goiás e do Brasil”, comemora.

O 9º Festival Esportivo e Cultural de São Simão é promovido pela Prefeitura Municipal com apoio do Sebrae-GO, Senac, Câmara Municipal, Governo Federal, Governo de Goiás e a classe empresarial da cidade.

Empreendedorismo
Empresários de São Simão integram o projeto e para isso foram capacitados em uma oficina com o tema Segurança na manipulação de alimentos e cardápio de tira-gosto à base de peixes. A oficina, ministrada pelo Sebrae-GO e o Senac em parceria com a Prefeitura Municipal, reuniu 20 proprietários de bares, restaurantes, quiosques e outros estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar, com o objetivo de especializar a mão de obra e melhorar a qualidade do alimento que será saboreado por milhares de pessoas.

O parceiro que aderiu ao projeto inclui no cardápio um prato à base de peixe e participa da promoção em seu próprio comércio. A contrapartida vem em divulgação no material promocional do festival e o estabelecimento será identificado com um totem na entrada. Além disso, os funcionários estarão devidamente uniformizados com avental e bandanas alusivas ao festival. A intenção é que o prato continue sendo ofertado no cardápio como referência à culinária à base de peixe, ingrediente principal do festival. A empresária Alessandra Aparecida, proprietária de um buffet de massas ficou entusiasmada com a oportunidade. “Levarei para o nosso estabelecimento as dicas aprendidas na oficina e vamos apresentar uma novidade à base de peixe no nosso cardápio”, garante.

Cadeia produtiva
O Festival de São Simão faz parte das ações do programa Método de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Turismo que está sendo trabalhado na cidade e outros municípios da Região Sudoeste de Goiás. O Sebrae está presente desde a primeira edição do festival e segundo o diretor superintendente do Sebrae-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, é uma parceria muito exitosa com o município, empresários e sociedade. “Desenvolver, estimular e vender as potencialidades turísticas de São Simão, fortalecer a imagem da cidade, resgatar a cultura, promover e gerar emprego e renda e aumentar a arrecadação do município são os principais objetivos práticos do festival”, diz.

Xavier acrescenta que em virtude destes propósitos, o evento também alcança outras esferas, pois irradia a alegria, proporciona a convivência entre os participantes e estimula os prazeres da gastronomia. “Acreditamos que por conta da inteligência, da estratégia e do planejamento deste festival é que ele já é um marco histórico no calendário goiano e nacional”.

Atrações
A programação do Festival mescla atrações artísticas locais, regionais, música gospel e grandes nomes do sertanejo universitário como Humberto e Ronaldo, no dia 18, e Fred e Gustavo no dia 19. Ambos no palco principal. A programação inclui mostra de cinema, oficina de Páscoa Infantil e no Espaço Cultural, exposição e comercialização de produtos artesanais da comunidade da cidade e região. No palco do restaurante haverá o pagode dos Heróis do Botequim no dia 18 e MPB com a cantora Andra, no dia 19. No domingo, dia 20, encerrando a programação de shows, no palco principal, haverá o show gospel com Irmão Lázaro.

O ator global Oscar Magrini será atração principal da Noite Goiana Em Família, que marca o encerramento do festival, no domingo, dia 20. Ele vai preparar uma receita na cozinha show, no jantar típico que será animado pela moda de viola de Almir Pessoa. A tradicional catira, com o Grupo São Simão Resgatando a Tradição, formado por mulheres da cidade, completa essa noite. Paralelamente ao Festival acontece o Campeonato Regional de futevôlei, com entrega da premiação no dia 20.

Estrutura
São Simão, localizado no extremo Sudoeste Goiano, na divisa com Minas Gerais, tem no Lago Azul formado pela barragem da Usina Hidrelétrica Cemig, seu cartão de visitas. O Lago Azul, com quase o dobro da Baía de Guanabara, tem águas cristalinas e mais de 1 km de praia com quiosques, bares, banheiros, duchas, quadras de areia, pista de cooper, ciclovia, amplo estacionamento, área de camping e porto pavimentado para embarcações. Estrutura que confere lazer e conforto ao visitante.

O município é um dos destaques do turismo em Goiás e ostenta ainda as Cataratas do Itaguaçu com imensas e belas quedas d’água. São Simão está distante 363 quilômetros de Goiânia. O acesso ao município se dá pelas rodovias federais BR-364, que faz ligação entre São Simão/ Mato Grosso/ Mato Grosso do Sul e BR-365, ligando São Simão ao Triângulo Mineiro e a São Paulo. A rodovia estadual GO-164, em boas condições, faz a interligação com Quirinópolis, Rio Verde e Goiânia. A cidade possui boa estrutura hoteleira e rede de serviços para atender bem os visitantes.

Mais informações: (62) 3282-1733 ou (64) 3553-9531

Fonte: Goiás Agora/Agecom

Gerência de Benefícios ao Servidor

Gabinete de Gestão de Benefícios ao Servidor e Relações Sindicais

Avenida República do Líbano, Lt. 44/46, N° 1945 Setor Oeste, Goiânia - GO, CEP 74115-030

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento