Governo de Goiás

Portal do Servidor

Procure o que você precisa:
Terça, 25 de Julho de 2017
Informações
SEGPLAN concentra esforços no Projeto de construção do Terminal Turístico de Corumbazul
09/01/2014 09h19 - Atualizado em 29/01/2014 09h27

 

Corumbazul, distrito de Buriti Alegre, conta com um potencial turístico ainda pouco explorado. O local, às margens do Lago das Brisas, é de rara beleza, formado em razão do represamento de água pela barragem da Usina Hidrelétrica de Itumbiara. O  Governo de Goiás, com o intuito de fomentar o desenvolvimento e o turismo na região, está concluindo o projeto do Terminal Turístico de Corumbazul.

O projeto prevê a urbanização e construção de equipamentos de lazer e parcelamento do solo em uma área aproximada de 726.000 m², localizada às margens do Lago das Brisas. Já foram concluídos o Estudo Preliminar da área, que verifica a viabilidade e estimativa de custo, bem como o Ante-Projeto. A conclusão do Projeto Complementar do Terminal Turístico de Corumbazul está prevista para a primeira quinzena de fevereiro.

Serão construídas uma sede administrativa, restaurantes, bares e lanchonetes, varandas, pistas de caminhadas, áreas de camping e estacionamento, duchas para banho, sanitários adaptados para PNEs, praia artificial por toda a orla, píer para saída e chegada de embarcações, churrasqueiras, recantos para descanso e espaços ajardinados.

A área remanescente será dividida em chácaras e lotes de lazer e recreação, com toda a infraestrutura necessária, tais como ruas, calçadas e áreas pavimentadas, áreas públicas, institucionais e reservas ambientais, estacionamento e portal de entrada. Dentre os lotes a serem demarcados, 98 deles serão destinados a entidades representativas dos trabalhadores para a construção de espaços de convivência. A área média dos lotes é de 2 mil metros quadrados.

Por meio do Decreto n° 8.044, de 28 de novembro de 2013, a área que abrigará o Terminal Turístico foi declarada de utilidade pública, para efeito de desapropriação. O referido Decreto define que os recursos financeiros necessários para a desapropriação serão oriundos do Fundo de Fomento ao Desenvolvimento Econômico e Social de Goiás – FUNDES, consignados no Orçamento Setorial da SEGPLAN. 

As etapas seguintes serão de execução da desapropriação da área, seguidas de licitações para parcelamento da área e construção das estruturas físicas do Terminal Turístico.

 

ASSEGPLAN fomenta solidariedade

A Associação dos Servidores da Secretaria de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás – ASSEGPLAN tem 5 meses de fundação e, a despeito do pouco tempo de existência, já vem provando que suas ações são pautadas na promoção de melhorias não só para os associados, como para todos, inclusive os mais necessitados. A SEGPLAN, por meio do Gabinete de Gestão de Serviços Públicos e Qualidade no Atendimento, através da Gerência de Relações Sindicais, parabeniza a ASSEGPLAN pelo espírito colaborativo e solidário que vem pautando as ações por ela realizadas.

No fim do ano de 2013, os integrantes da ASSEGPLAN, reunindo esforços, sensibilizaram toda a SEGPLAN para a situação de carência que, infelizmente, aflinge parcela da população do Brasil. E, neste contexto, para o fato específico de muitas crianças não terem brinquedos. Buscando amenizar este quadro, a ASSEGPLAN promoveu, em dezembro passado, uma irretocável campanha de doação de brinquedos para as crianças carentes, no Setor Real Conquista. Foram doados 8 mil brinquedos, entre bolas, bonecas, carrinhos e brinquedos educativos.  A ASSEGPLAN convidou os servidores também a participar da entrega de brinquedos pessoalmente às crianças. A entrega foi uma festa, comandada pelo Palhaço Lelé no topo de um trio elétrico. As crianças e os servidores da SEGPLAN participaram em grande número.

Parabenizamos ainda o exemplar espírito de agremiação demonstrado no evento que marcou a  escolha da logomarca oficial da Associação. Por meio da realização de um Concurso Cultural, a ASSEGPLAN conclamou os servidores da SEGPLAN a elaborar logomarcas para a Associação. Como incentivo, premiou com um tablet o servidor proponente da logomarca vencedora. Premiou ainda com um tablet de igual modelo, o servidor criador da arte gráfica que simboliza a Associação. Tal ação mobilizou toda a SEGPLAN e fomentou a criatividade dos participantes.

Nossos Parabéns!

Gerência de Relações Sindicais
Gabinete de Gestão de Benefícios ao Servidor e Relações Sindicais
Secretaria de Gestão e Planejamento

 

 

 

 Governo disponibiliza Avaliação Psicológica em casos de Aposentadoria

A aposentadoria é algo sonhado e arduamente conquistado após longos anos de trabalho. É o momento da vida em que o servidor se afasta remuneradamente de suas atividades laborais. A aposentadoria resulta em uma grande transformação na vida dos servidores, pois estes deixam a rotina de trabalho formal para se dedicar a outros afazeres. É uma grande mudança que, por ser uma experiência nova e desconhecida, envolve expectativas e ansiedades.

Caso o servidor não adote uma postura reflexiva a respeito da aposentadoria, pode lidar com problemas decorrentes desta mudança abrupta de estilo de vida. O fim da vida profissional pode resultar em perda de identidade pessoal ou de referencial por parte do servidor, pois a rotina de trabalho, embora cansativa, também é gratificante e estimulante para o convívio social.

Com o objetivo de se incitar uma reflexão a respeito do tema, algumas associações e sindicatos de servidores públicos estaduais reivindicaram, junto ao Gabinete de Gestão de Serviços Públicos e Qualidade no Atendimento, um programa de preparação específica para os servidores em fase de pré-aposentadoria. Segundo algumas entidades representantes dos servidores públicos estaduais, havia carência de informações, ou dificuldade de acesso a elas e a necessidade apoio.

Em atendimento a esta reivindicação, o Governo disponibiliza o Programa de Avaliação Psicológica em casos de Aposentadoria, realizado pela Equipe de Psicologia da Gerência de Saúde do Estado de Goiás. Para acessar o Programa de Avaliação Psicológica em casos de Aposentadoria, basta entrar no Portal do Servidor, clicar no ícone Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor e depois em Avaliação Psicológica em casos de Aposentadoria. O link traz informações e orientações ao servidor que almeja se aposentar, bem como permite o agendamento de atendimento psicológico junto ao Núcleo de Psicologia. O atendimento psicológico estimula a reflexão desta nova fase, abordando temas como projetos de vida e satisfação pessoal.

A relação entre o governo e as entidades representativas dos servidores públicos é materializada em ações positivas, e o Portal do Servidor é um veículo de difusão destas ações. O Portal do Servidor é uma iniciativa da Secretaria de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás, por meio do Gabinete de Gestão de Serviços Públicos e Qualidade no Atendimento.


Gerência de Relações Sindicais

Gabinete de Gestão de Benefícios ao Servidor e Relações Sindicais

 

 

 

LINK: Projeto Corumbazul oferece estrutura de Lazer para os trabalhadores goianos



Avenida República do Líbano, Lt. 44/46, N° 1945 Setor Oeste, Goiânia - GO, CEP 74115-030

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento