Governo de Goiás

Portal do Servidor

Procure o que você precisa:
Quinta, 19 de Outubro de 2017
Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS)
Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS)
12/12/2013 13h58 - Atualizado em 16/03/2017 14h44

A Gerência de Saúde e Prevenção implementou uma inovação no serviço de atendimento ao servidor com foco na sua saúde global, criando o Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor, que coordena ações nas áreas de assistência à saúde como: perícia médica oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores públicos estaduais.
O Núcleo é voltado para o acompanhamento dos aspectos sociais e psicológicos ligados à saúde do servidor e disponibiliza meios para contribuição da melhoria dos processos administrativos para concessão de benefícios previdenciários aos servidores públicos estaduais, tornando-se assim, um instrumento efetivo para implantação de uma política integrada de atenção à saúde do servidor no Estado de Goiás.

O conceito de Promoção de Saúde do Servidor, adotado amplia o espírito administrativo outrora vigente, focado tão somente na capacidade laboral do servidor e concessão ou não de beneficio. Introduzindo uma dimensão de saúde como um estado de completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença ou enfermidade, ou numa definição mais contemporânea: saúde é a qualidade de vida envolvendo as aptidões individuais do ponto de vista social, emocional, mental, espiritual e físico, as quais são conseqüências das adaptações ao ambiente em que vivem e trabalham os indivíduos.

Diretrizes:

1. Implantar um novo modelo de avaliação médico pericial onde verificar-se-á a repercussão da doença no desempenho das funções do servidor, como também suas conseqüências no futuro de sua carreira no serviço público;
2. Implantar mecanismos de acompanhamento do servidor em licença médica por ser portador de doença grave e/ou crônica desde o primeiro instante em que houver conhecimento da situação pela Gespre, estabelecendo parâmetros capazes de ordenar situações de tratamentos necessários que o levem ao retorno à atividade ou estabeleçam de forma mais imediata sua condição de incapaz para o serviço público.
3. Disponibilizar instrumentos científicos que viabilizem a leitura de indicadores psicosociais de resultados.

Vantagens:

Os trabalhos desenvolvidos pelo NASS serão pautados na perspectiva que tem como referência o modelo biopsicossocial que tem se firmado progressivamente e trazido resultados mais consistentes para a qualidade de vida da pessoa, uma vez que saúde e doença não representam opostos, são etapas de um mesmo processo.
Neste novo modelo a perícia não é mais centrada apenas na decisão médica, mas sim, em uma resolução embasada em parecer de uma equipe multidisciplinar, verificando-se além da capacidade laboral, os aspectos sociais e ambientais que estão contribuindo para o quadro ou agravamento da saúde do servidor.

Equipe de Psicologia

A Equipe de psicologia integra o Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor. Responsável por desenvolver ações que visem a integridade psíquica e o resgate da autoestima do servidor, por meio de um atendimento especializado que avalia todos os fatores prejudiciais à carreira e à prestação de serviços de qualidade à população.

O objetivo é contribuir positivamente com o servidor em todos os aspectos de sua vida, principalmente o profissional, orientado-o para que possa tomar decisões equilibradas e favoráveis a sua pessoa. Entre os serviços prestados pelo Núcleo estão: avaliação psicológica em casos de licença ou readaptação por motivo de saúde mental em servidores estaduais, principalmente os lotados na Secretaria de Educação com histórico recente de licenças para tratamento de saúde mental; em casos de aposentadoria e atendimento psicológico para qualquer servidor que solicitar o serviço ou que passar pela perícia e o médico perito considere ser relevante sua avaliação psicológica.

- Mais Informações

 Como Fazer Atendimento com a Equipe de Psicologia

- Avaliação Psicológica em casos de Readaptações e Lincenças
- Avaliação Psicológica de servidores da Educação
- Avaliação Psicológica em Casos de Aposentadoria
- Atendimento Psicológico de Servidores

 

Gerência de Benefícios ao Servidor

Gabinete de Gestão de Benefícios ao Servidor e Relações Sindicais


 

Avenida República do Líbano, Lt. 44/46, N° 1945 Setor Oeste, Goiânia - GO, CEP 74115-030

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento