Governo de Goiás é destaque em revista nacional de administração pública

O Governo de Goiás foi destaque na 27ª edição da Revista Governança & Desenvolvimento, publicação do Conselho Nacional de Secretários Estaduais da Administração (Consad). O protagonismo da Secretaria de Estado da Administração (Sead) no processo de modernização e transformação da gestão estadual, e o novo modelo de gestão dos veículos utilizados por órgãos e instituições do Poder Executivo ganharam notoriedade na publicação.

A revista foi lançada, no dia 28 de novembro, no Rio de Janeiro, durante as atividades da 112ª edição do Fórum Conjunto do Conselho Nacional de Secretários de Administração e do Conselho Nacional de Secretários de Planejamento (Consad/Conseplan). A Sead Goiás foi representada pelas subsecretárias Gilsa Eva de Souza Costa (Gestão e Desenvolvimento de Pessoas), e Lara Garcia Borges Ferreira (Administração e Desburocratização da Gestão Pública).  

A revista apontou a reformulação na gestão das frotas em Goiás, com inserção do modelo de compartilhamento, em convergência com a revisão de contratos de veículos utilizados pelo Poder Executivo, como iniciativa responsável por uma economia superior a R$ 3,5 milhões só em 2019.  Para o titular da Sead, Bruno D’Abadia, a medida converge com a política de respeito ao dinheiro do contribuinte implementada pelo governador Caiado. “Goiás está dando exemplo na aplicação consciente e transparente dos recursos públicos. É mais uma demonstração da seriedade do governador em reparar as distorções e coibir o uso irracional das verbas do Estado”, pontuou.

A implementação de tecnologia e disponibilização de serviços digitalizados em Goiás, seguindo o padrão de modernização dos serviços adotados pelo Governo Federal, também ganhou as páginas da publicação. O governo tem se empenhado em aumentar o leque de oferta de serviços online. Em setembro, o governador Ronaldo Caiado assinou a adesão do Estado à Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.br). A plataforma vem ao encontro dos projetos do governo estadual, que tem se empenhado na utilização da inovação e da tecnologia para facilitar a vida da população.

Na matéria disponível na revista, Bruno D’Abadia apontou a economia gerada pela digitalização dos serviços como um dos aspectos mais relevantes para o Estado, tendo em vista que o atendimento ao usuário por meio virtual custa 97% menos do que o método presencial.

Revista Governança & Desenvolvimento  pode ser acessada online e conta com a participação de todas as secretarias de administração e de planejamento do país. As pastas são responsáveis pelo conteúdos que incluem com temas de inovação, desenvolvimento de pessoas, patrimônio público e as ações de economia que alguns estados têm feito nos últimos meses.

Comunicação Setorial - Sead