Você sabia que a sálvia pode contribuir com a boa saúde das mulheres?

SÁLVIA - A PLANTA AMIGA DAS MULHERES

  • Escrito por Alice Branco
salvia-comum

sálvia (Salvia officinalis) é uma planta arbustiva, perene, originária da região mediterrânica cujo nome já diz o que é capaz de fazer, salvar (em latim seu nome é “salvi”, que quer dizer salvar e, popularmente, também é conhecida sálvia-comum ou sálvia-das-boticas).

Conheça aqui algo sobre os benefícios que a sálvia pode aportar, especialmente, para nós, mulheres. Esta planta aromática é usada por todas as medicinas populares europeias (existem diversas espécies de sálvia, tanto em regiões mais frias onde os invernos são fortes como nas regiões desérticas) e todas, de alguma maneira, são medicinais.


Sálvia - propriedades e benefícios

A sálvia é um potente expectorante e “limpador de catarros ocultos” - se você tomarchá de sálvia por 7 dias verá que até onde você não imaginava que houvesse catarros ou mucos, estes brotarão e se limparão. Portanto, se você está resfriado, com o peito pesado, apele para a sálvia, tanto na forma de chá como na de inalação (um pouco do chá de sálvia misturado soro fisiológico é um ótimo recurso em casos de bronquites, rinites e processos semelhantes, se usado em um vaporizador ou inalador, por exemplo). Também é febrífuga e antitussígena. Com suas propriedades medicinais, é uma planta presente na medicina chinesa e na ayurveda e, historicamente, sempre foi apreciada pelos romanos.

Mas, esta planta é especialmente poderosa para as mulheres, para tratarproblemas do ciclo menstrual (amenorreia - falta de ciclo menstrual ou menstruação escassa - e cólicas menstruais) e menopausa (reduz os fogachos e outros males desta fase da vida). Este efeito específico é derivado de alguns dos flavonoides que a sálvia contêm, que ajudam a equilibrar o sistema hormonal.

Também é a sálvia que pode nos ajudar, às mulheres, quando retemos líquidos(de origem hormonal), quando a pressão arterial está elevada e nasdores de cabeça que acompanham os desequilíbrios hormonais.